As obras são resultado de estudos técnicos e de uma ação integrada entre a Secretaria de Mobilidade e Transporte (SMMT) e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP).
Prefeitura aponta foco em segurança viária
De acordo com o prefeito Gustavo Martinelli, as mudanças fazem parte de um planejamento técnico voltado à mobilidade urbana.
“Estamos trabalhando com responsabilidade para corrigir gargalos, ampliar a segurança no local, com prioridade para a travessia segura de pedestres, além de melhorar o ordenamento do trânsito”, enfatizou.
O que muda no trânsito da Vila Nambi
Entre as principais alterações está a implantação de uma “direita livre”, uma faixa exclusiva sem interferência semafórica, para motoristas que seguem pela Rua Ângelo Corradini e desejam acessar a Avenida Antônio Frederico Ozanam no sentido Centro.
A medida será possível com o avanço do viário sobre o passeio, ajustes geométricos e nova sinalização viária. A proposta é dar mais fluidez à saída do bairro.
Para quem segue pela ponte da Rua Ângelo Corradini e acessa a Frederico Ozanam no sentido Várzea Paulista, o conjunto semafórico será mantido. No entanto, o acesso será facilitado por meio de uma nova programação para organizar melhor o fluxo.
Acessos de condomínios serão reorganizados
Outro ponto previsto no projeto é a reorganização dos acessos dos condomínios localizados na Avenida Antônio Frederico Ozanam.
Após reuniões com técnicos da SMMT, os moradores chegaram a um acordo, aprovado em assembleia, para unificar as entradas e saídas do conjunto. A medida busca evitar manobras irregulares, como conversões proibidas e circulação na contramão.
A responsável pela construção do empreendimento executará os ajustes físicos necessários na área interna dos residenciais, além da elaboração e aprovação do projeto de requalificação dos acessos.
Pedestres terão travessia reposicionada
As intervenções também incluem melhorias para pedestres. A travessia será reposicionada para um trecho fora dos conflitos viários, antes da ligação entre a Rua Ângelo Corradini e a Avenida Antônio Frederico Ozanam.
O projeto ainda prevê ampliação de calçada, ajustes de acessibilidade e instalação de barreiras de proteção sobre a ponte, com foco em mais segurança e conforto para quem circula pela região.
Motoristas devem redobrar atenção durante as obras
As obras civis estão sendo executadas pela SMISP. Na sequência, a SMMT fará as alterações semafóricas e implantará a sinalização horizontal e vertical.
Durante o período de execução, a Prefeitura orienta motoristas e pedestres a redobrarem a atenção ao transitar pelo cruzamento.
Segundo a administração municipal, a intervenção atende a uma antiga solicitação da comunidade local e reforça o compromisso com a melhoria da mobilidade e da qualidade de vida da população.